PARQUE INTERGERACIONAL DE MARVILA
O Parque Intergeracional de Marvila integra-se no programa de apoio BIP/ZIP 2014 do Município de Lisboa. É um projecto direcionado para a comunidade da Rua de Marvila na melhoria e reconhecimento do seu espaço público.
A Rua de Marvila é testemunha das grandes mudanças sócio-económicas da zona oriental da cidade de Lisboa. Outrora ocupada por grandes quintas senhoriais dedicadas à exploração agrícola, e pela realidade industrial do século XX, é agora um território circundado por terrenos baldios e edificado em ruínas, contribuindo para o seu isolamento, alheia aos interesses e necessidades da população residente. O projecto deste parque é desenvolvido segundo um processo participativo de quem reconhece este território dentro deste contexto.
Numa reunião com a população, foram discutidas ideias e projectos que contribuíssem para o reconhecimento da Rua como epicentro territorial da zona oriental de Lisboa. Foi no decorrer desta reunião que foi proposto o projecto para um parque intergeracional que englobasse distintos grupos etários, desde os avós aos netos, no sentido de estimular a coesão social e as relações intergeracionais.
O projecto desenhado e executado pela equipa do Ateliermob e Colectivo Warehouse foi apoiado pela participação dos alunos do curso de arquitectura da Universidade Lusófona na construção do parque.
Estabelecido em duas cotas distintas é proposto um espaço de auditório com uma área de lazer onde se instala um equipamento apropriado ao uso potencial deste parque.
FICHA TÉCNICA
2014 – 2016
EQUIPA
– Ateliermob + Colectivo Warehouse
www.ateliermob.com
www.warehouse.pt
COLABORADORES
– Alunos de Arquitectura da Universidade Lusófona Cian McKenna, Marlene Jabouille, Raquel Lopes, Antoine de Maulmin, Bernardo Lourenço, Will Pham, Bruno Assunção, Inês Lopes, Joana Luís, Luísa Miala, Mário Rodrigues, Nádia Ferreira, Paulino Gunji, Pedro Figueiras, Tânia Rosário, Yanessa Guerra, Kalina Michałowska e Paula Kusinska
INSTALAÇÃO ARTÍSTICA
– Colectivo BORA
Jannis Kühne e Mariella Gentile
PARCEIROS
Xerém, Projecto BIP/ZIP _ Câmara Municipal de Lisboa, Junta de Freguesia de Marvila e Departamento de Arquitectura e Urbanismo da Universidade Lusófona de Lisboa.
APOIOS
Argibetão – Sociedade De Novos Produtos De Argila E Betão, S.A; IDO – Madeiras & Construções, Lda; Santos & Oliveira, Lda; Laranjeira & Amorim S.A.; Tecofix; DecorGesso e TintasCIN – Corporação Industrial do Norte S.A.
Plano Anti Gentrificação
O projecto de anti-gentrificação integra-se no programa de apoio BIP/ZIP 2014 do Município de Lisboa. É um projecto que pretende consciencializar a população para o potencial património, edificado e rede de infraestruturas da Rua de Marvila, no âmbito de envolver a comunidade na resolução das problemáticas identificadas.
A execução deste projecto foi feita através da criação de uma série de cartazes cada um alusivo a um problema identificado ao longo da Rua de Marvila. Através de uma análise ao edificado existente e um diagnóstico ao contexto actual do território foram identificadas acções necessárias para a sua revitalização. A colagem destes cartazes ao longo da Rua de forma anónima pretendeu que a comunidade fosse sensibilizada para questões como a degradação do Mirante da Quinta do Marquês de Marialva, ao edificado embargado e ao restabelecimento do antigo autocarro que fazia a ligação da Rua de Marvila com o centro de Lisboa.
Os cartazes foram posteriormente transpostos para a dimensão de um postal entregues pessoalmente à população identificando a entidade que os produziu e as intenções associadas a essa acção.
Proposta 01
Elevador de Marvila
Projecto especulativo para a construção do elevador de Marvila
- Criação de melhores acessibilidades para a Rua de Marvila
- Maior ligação entre a cota baixa de Marvila, onde se encontram serviços e rede de mobilidade com a cota alta na passagem entre as linhas de comboio
Proposta 02
Azinhaga dos Alfinetes
Projecto especulativo para o espaço das azinhagas na entrada da Rua de Marvila
- Nova construção habitacional requalificando as pré-existências que delimitam o perímetro do espaço das azinhagas.
- Criação de espaço público ajardinado em relação com o aumento da oferta de habitação na Rua de Marvila